Qual a melhor linguagem de programação ?

Este é um assunto que com certeza causa grande discussão entre os profissionais da área de desenvolvimento de softwares, escolher a linguagem e a metodologia para construção de algorítimos para tarefas especificas ou abrangentes é um dos primeiros questionamentos a serem realizados tanto para o cliente quanto para os programadores.

Você sabe o que é um algorítimo ?

Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Segundo Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani, “algoritmos são procedimentos precisos, ambíguos, mecânicos, eficientes e corretos”.

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Significa dizer que, digamos que fazer um bolo seja meu objetivo, e a receita com seus passos e adições dos ingredientes sejam o algorítimo necessário para se chegar à conclusão do objetivo, ou seja o bolo pronto para comer.

Desta forma, o conceito de algorítimo é algo muito mais simples do que parece ser, então agora que sabemos o que é um algorítimo podemos partir para os diversos tipos de algorítimos presentes na nossa vida, mais especificamente no mundo da informática e da necessidade da gestão das informações para as empresas. Supondo que o seu cliente, diretor de uma determinada empresa precise de informações específicas de um outro ponto de vista, do qual seu sistema de informática atual não fornece, precisamos criar um algorítimo que possa entregar à ele estas informações tão importantes, logo pensamos em um sistema paralelo para realizar tal tarefa, e aí vem aquela pergunta, como faremos isso ? Qual a melhor forma e qual a melhor linguagem para iniciar um projeto assim?

Na nossa opnião não existe uma receita específica e isso vai depender de vários fatores, como recursos pessoais, técnicos, objetivos agregados, ambiente de hospedagem, urgência, e vários outros questionamentos que devem ser feitos antes de tomar esta decisão. É claro que a familiaridade, recursos, e vários outros parâmetros devem ser considerados, mas atualmente já não deve ser necessário reinventar a roda e em nosso mundo tecnológico existem diversas formas de construir e entregar este algorítimo de forma eficiente utilizando recursos já existentes e soluções ágeis disponíveis o que farão uma grande economia de tempo, dinheiro e outros recursos, por isso costumamos dizer que não existe uma ou outra linguagem definida ou preferida, isso irá depender de muitos fatores…

Conclusão, não existe uma resposta pronta. Nosso conselho é estar atento às tendências (que estão em constante mutação no mundo tecnológico), saber do máximo de opções disponíveis no mercado, e entender pelo menos do funcionamento básico de todas as possíveis linguagens e soluções fará com que o profissional tenha como definir o melhor algorítimo e o melhor resultado no menor tempo possível. Neste caso também é muito importante o trabalho em equipe, pois duas cabeças sempre pensam melhor que uma… Muitas vezes será necessário utilizar não apenas uma linguagem ou método, e sim vários tipos de linguagem para formar o sistema, pois se as linguagens isoladas podem trazer bons resultados, em conjunto elas podem ser muito mais eficientes, cada uma com suas vantagens e desvantagens, explorando sempre de forma mais otimizada possível…

Ricardo SchellPós graduado em projeto e desenvolvimento de sistemas para internet.